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Política de privacidade para viajantes

Atualizado em setembro de 2025

Sobre esta política de privacidade
Termos que podemos utilizar em nossas políticas de privacidade
Dados pessoais que coletamos e processamos
Dados pessoais que você nos fornece
Dados pessoais sobre outras pessoas que você nos fornece
Dados pessoais que coletamos automaticamente
Dados pessoais e informações sobre você que recebemos de outras fontes
Finalidades da coleta e do processamento dos seus dados pessoais
Fundamentação legal para o processamento de dados pessoais
Como compartilhamos dados pessoais na Booking.com
Como compartilhamos dados pessoais no grupo Booking Holdings Inc. (BHI)
Como compartilhamos dados pessoais com terceiros
Informações sobre mercados, produtos e serviços específicos
Transporte terrestre
Seguro
Seguro dos EUA
EUA (exceto Califórnia)
Como protegemos dados pessoais
Como utilizamos cookies e outras tecnologias de rastreamento
Como utilizamos a inteligência artificial e tomamos decisões automatizadas
Como processamos dados pessoais de menores
Seus direitos
Nossa empresa e como cumprimos as leis de privacidade

Sobre esta política de privacidade

Somos a Booking.com e esta política de privacidade é destinada aos viajantes que utilizam ou estão pensando em utilizar nossos produtos e serviços.

Ao usar os serviços da Booking.com, você deposita sua confiança em nós, e nós valorizamos essa confiança.

Esta política de privacidade descreve como coletamos e processamos seus dados pessoais quando você visita nossos sites, utiliza nossos aplicativos móveis ou compra um produto ou serviço relacionado a viagens com nosso auxílio. Entre outras coisas, ela também informa quais direitos você tem em relação aos seus dados pessoais e como entrar em contato conosco.

A Booking.com oferece serviços on-line relacionados a viagens por meio de seus próprios sites e aplicativos móveis, bem como através de canais de terceiros como, por exemplo, sites de parceiros.

Esta política de privacidade se aplica a qualquer tipo de informação de viajante que a Booking.com processe por meio de todos os nossos serviços. Esta não é a única política de privacidade que a Booking.com utiliza para informar você sobre o nosso processamento de dados pessoais. Uma política de privacidade semelhante está disponível para parceiros de negócios da Booking.com.

A Booking.com altera as políticas de privacidade dela periodicamente e recomenda que você visite esta política ocasionalmente para se atualizar. Se a Booking.com atualizar uma política de privacidade que possa impactar as pessoas significativamente, ela tomará medidas para informar essas pessoas sobre tais alterações antes que elas entrem em vigor.

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Termos que podemos utilizar em nossas políticas de privacidade

Em todas as nossas políticas de privacidade, a Booking.com usa termos específicos que têm um significado específico no contexto das políticas e dos serviços que a Booking.com oferece. Os termos específicos foram descritos aqui.

Termo
Significado
Booking.comQuando nos referimos a “nós”, “nos” ou “nosso”, queremos dizer entidades do grupo Booking.com e outras empresas da Booking Holdings Inc., conforme descrito na área Nossa Empresa.
Booking Holdings Inc. (BHI)Esta é a controladora da Booking.com. Ela também é a controladora de outras marcas BHI, como Agoda e Priceline. Por favor, acesse https://www.bookingholdings.com/ para obter mais informações.
PlataformaQuaisquer sites, aplicativos móveis ou outras tecnologias que fornecemos para interagir com viajantes e outras partes para serviços relacionados a viagens.
Parceiro estratégicoUma empresa (como uma companhia aérea, um banco, outra marca BHI ou um fabricante de dispositivos móveis) com a qual contratamos e colaboramos para expandir as oportunidades de reserva. Por meio dessas parcerias, os viajantes podem fazer suas reservas de viagens convenientemente em diversos pontos de contato além dos nossos canais diretos de sites e aplicativos móveis da Booking.com.
ViajanteQualquer pessoa que utilize ou esteja pensando em utilizar qualquer um dos nossos produtos e serviços de viagem, seja para si ou para outras pessoas, por meio da nossa plataforma.
ViagemUm ou mais produtos e serviços de viagem que um viajante pode selecionar para obter de um ou mais prestadores de serviços de viagem por meio de nossa plataforma.
Prestador de serviços de viagemO prestador terceirizado de uma acomodação (um hotel, motel, apartamento, B&B ou outro tipo de hospedagem, por exemplo), uma atração (um parque temático, museu ou passeio turístico, por exemplo), transporte (por exemplo, por via aérea ou terrestre, incluindo transporte privado, transporte público, aluguel de carros, ferrovias ou passeios de ônibus e traslados relacionados) e qualquer outra viagem ou produto relacionado (como seguro) ou serviço disponível de tempos em tempos na plataforma para uma reserva de viagem.
Serviço de viagemOs serviços de reserva, pedido, compra e pagamento on-line oferecidos, habilitados e suportados pela Booking.com para prestadores de serviços de viagem na plataforma.
Reserva de viagemA reserva, pedido, compra ou pagamento on-line relacionado a uma viagem.

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Dados pessoais que coletamos e processamos
Dados pessoais que você nos fornece

Ao fazer uma reserva de viagem, perguntamos seu nome e endereço de e-mail. Dependendo da natureza da reserva de viagem, também pode ser preciso solicitar seu endereço residencial, número de telefone, dados de pagamento, data de nascimento, localização atual (no caso de serviços sob demanda), se você está viajando a trabalho ou não, os nomes e datas de nascimento das pessoas que viajam com você e quaisquer preferências que você possa ter para sua viagem (como questões de alimentação ou de acessibilidade). Para reservas de voos e determinadas atrações, é possível que precisemos coletar informações adicionais de você, incluindo seu passaporte ou informações de identificação nacionais, bem como os de pessoas viajando com você. Isso também pode ser necessário para realizar o check-in on-line.

Quando você entra em contato com nossa equipe de serviço de apoio ao cliente, com seu prestador de serviços de viagem por meio de nossa plataforma ou entra em contato conosco por telefone ou por meio de mídias sociais, também coletamos informações através desses canais, incluindo seu nome, metadados sobre chamadas, de onde você ligou e a data e a duração da chamada.

Ao realizar pesquisas sobre possíveis reservas de viagens em nossa plataforma, você pode optar por salvar itens específicos da viagem em uma lista que armazenamos para você. Durante ou após sua viagem, também podemos solicitar que envie avaliações que possam informar outras pessoas sobre as experiências que você teve em sua viagem. Quando você envia avaliações na plataforma, coletamos as informações que você incluiu junto com seu primeiro nome ou nome de exibição e avatar (se você escolher um).

Se você criar uma conta em nossa plataforma, também armazenaremos as informações que você incluir e gerenciar em sua conta. Isso pode incluir configurações pessoais, informações de cartão de crédito, fotos enviadas e suas avaliações. Você também pode optar por adicionar informações sobre um ou mais documentos de identificação à sua conta para não precisar inserir essas informações novamente em futuras reservas de viagens.

Se você quiser um selo de conta verificada nas jurisdições onde ele estiver disponível, podemos solicitar uma cópia da sua identificação (passaporte ou carteira de identidade) e uma "selfie" para nos ajudar a confirmar que é você.

Há outras circunstâncias em que você poderá nos fornecer dados pessoais. Por exemplo, se você estiver usando nossa plataforma em seu dispositivo móvel, poderá optar por permitir que a Booking.com utilize sua localização atual ou nos conceder acesso a outras informações. Isso nos ajuda a oferecer o melhor serviço e experiência possíveis, por exemplo, sugerindo os restaurantes ou atrações mais próximos de sua localização ou fazendo outras recomendações.

Dados pessoais que você fornece para nós sobre outras pessoas

É possível que você utilize a nossa plataforma para fazer uma reserva de viagem em nome de outros viajantes ou que envolva outros viajantes. Nesse caso, talvez seja necessário fornecer alguns detalhes sobre essas pessoas como parte da reserva da viagem. Se você possui uma conta Booking.com for Business, você pode ter uma agenda para facilitar o planejamento e a administração dos planos de viagem de negócios de outras pessoas.

Ao usar a plataforma para nos fornecer informações sobre outras pessoas, é sua responsabilidade garantir que cada pessoa cujos dados pessoais você fornece esteja ciente de que você está fazendo isso e possa entender como a Booking.com usa seus dados pessoais (conforme descrito nesta política de privacidade).

Dados pessoais que coletamos automaticamente

Independentemente de você fazer ou não uma reserva de viagem, quando você usa nossa plataforma, coletamos automaticamente determinadas informações. Isso inclui seu endereço IP, as datas e horários em que você usa nossa plataforma e algumas informações sobre o hardware e software do seu dispositivo (como o tipo de sistema operacional, o navegador de internet e a versão do aplicativo móvel que você usa, as configurações de idioma escolhidas). Quando você usa nossos aplicativos móveis, coletamos dados que identificam o dispositivo móvel e a operação do nosso aplicativo no dispositivo (incluindo possíveis travamentos). Também coletamos esses dados quando um site ou aplicativo móvel de terceiros redirecionar você para a plataforma da Booking.com. Também coletamos informações sobre os cliques que você faz e quais páginas são mostradas a você em nossa plataforma.

Dados pessoais e informações sobre você que recebemos de outras fontes

Também podemos receber informações sobre você de outras fontes. Isso pode incluir um ou mais dos seguintes:

  • Outras empresas BHI
  • Prestadores de serviços de viagem
  • Parceiros estratégicos
  • Outras empresas, como parceiros de marketing

As informações que recebemos dessas partes podem ser usadas junto com as informações que você nos fornece diretamente por meio de nossa plataforma para fins de prestação de serviços a você.

Recebemos dados pessoais sobre você dessas partes em situações como as seguintes:

  • Nossos serviços de reserva de viagens estão disponíveis além da nossa plataforma. Eles também estão integrados aos serviços de parceiros estratégicos. Quando você faz uma reserva usando um serviço para o qual o parceiro estratégico depende da Booking.com, recebemos as informações da reserva pelo parceiro estratégico para que sua reserva possa ser processada e respaldada.
  • Os prestadores de serviços de viagem podem compartilhar outras informações sobre você com a Booking.com. Isso pode ocorrer se você tiver dúvidas sobre uma reserva de viagem pendente, ou se houver contestação, reclamação importante, inclusive sobre você, ou outro problema em relação à sua reserva de viagem.
  • Nós nos integramos com prestadores de serviços de pagamento, como Adyen e Stripe, para facilitar pagamentos eletrônicos entre você, a Booking.com e prestadores de serviços de viagem. Esses prestadores de serviço compartilham as informações de pagamento para que possamos administrar e lidar com sua reserva de viagem.
  • Em alguns casos, podemos ter links de outros parceiros de negócios que fornecem reservas de viagens que podem não estar disponíveis em nossa plataforma. Se eles forem selecionados, vamos redirecionar você para sites de outros parceiros de negócios, nos quais você poderá fazer uma reserva. Esses parceiros podem compartilhar determinados dados pessoais relacionados à sua reserva específica e suas interações nos sites ou aplicativos móveis deles conosco, de acordo com as políticas de privacidade deles.
  • Nossa plataforma inclui serviços de comunicação, como e-mail e mensagens de chat. Esses serviços de comunicação oferecem uma maneira conveniente de entrar em contato com o prestador de serviços de viagem com o qual você fez a reserva para discutir detalhes dela, como estacionamento disponível em uma acomodação. Os dados que coletamos e processamos incluem essas comunicações. Podemos bloquear, a nosso exclusivo critério, a entrega de comunicações que acreditamos que possam ter conteúdo malicioso ou spam, ou representar um risco para você, prestadores de serviços de viagem, a Booking.com ou outros.
  • Também podemos receber informações agregadas de nossos parceiros de mídia social e marketing. Isso nos ajuda a medir a eficácia de campanhas de publicidade e marketing.
  • Quando você vincula sua conta da Booking.com à sua conta de rede social, é possível que haja trocas de dados entre a Booking.com e o prestador dessa rede social. Você sempre pode desvinculá-las atualizando as configurações da sua conta Booking.com.
  • Podemos receber informações de confirmação ou verificação sobre você de terceiros. Por exemplo, para fornecer um selo de verificação para você, podemos usar um terceiro para verificar as informações que você nos fornece para confirmar se elas são precisas e pertencem a você.

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Finalidades da coleta e do processamento dos seus dados pessoais

Usamos seus dados pessoais para diversas finalidades, conforme descrito aqui:

  1. Reservas de viagem

    Em primeiro lugar, processamos seus dados pessoais para concluir e administrar sua reserva de viagem — o que é essencial para fornecer este serviço. Isso inclui enviar comunicações para você relacionadas à sua reserva de viagem, como confirmações (incluindo, quando aplicável, o fornecimento de um comprovante de compra e/ou pagamento), modificações e lembretes. Em alguns casos, isso também pode incluir o processamento dos seus dados pessoais para permitir a realização do check-in on-line com o prestador de serviços de viagem ou processar dados pessoais em relação a possíveis depósitos contra danos.


    Além das suas informações de contato (seu endereço de e-mail e número de telefone, por exemplo), também podemos precisar de identificadores de reserva e datas para determinar a duração da reserva para prestar serviços a você.

  2. Serviço de apoio ao cliente

    Oferecemos aos nossos viajantes serviço de apoio ao cliente em mais de 40 idiomas e estamos disponíveis para atendê-los 24 horas por dia, 7 dias por semana. Compartilhar informações de reserva com nossa equipe global de serviço de apoio ao cliente é essencial para ajudarmos quando você precisar. Isso inclui, por exemplo, ajudar você a entrar em contato com o prestador de serviços de viagem certo e responder a quaisquer dúvidas que você possa ter sobre sua reserva de viagem.


    Para fazer isso, usamos dados pessoais, como os detalhes da sua reserva, incluindo, por exemplo, o preço da sua reserva, bem como a forma e a data em que você fez a reserva.

  3. Contas de usuário

    Como usuário dos nossos serviços, você pode criar uma conta para utilizar a nossa plataforma. Com uma conta, você pode gerenciar suas reservas de viagens, aproveitar ofertas especiais, fazer reservas de viagens futuras com mais facilidade e gerenciar suas configurações pessoais.

    Ao gerenciar suas configurações pessoais, você pode manter e compartilhar listas, ver com facilidade os serviços de viagem que você já pesquisou, compartilhar fotos e conferir informações que tenha fornecido relacionadas a viagens. Você também pode visualizar as avaliações que escreveu sobre as suas viagens.

    Com sua conta, você também pode criar um perfil público com seu próprio nome ou com outro nome que você escolher. Em algumas jurisdições, oferecemos um programa de verificação de conta/hóspede. Isso ajuda a criar confiança e segurança entre parceiros e hóspedes. Para receber um selo de verificação em sua conta, verificamos os dados que você nos fornece com quaisquer dados históricos que possamos ter sobre você, bem como outros dados disponíveis publicamente. Se você fizer login na sua conta Booking.com e quiser criar uma conta Booking.com for Business, poderemos usar seu nome e endereço de e-mail para preencher previamente o formulário de cadastro.

    Se você tiver uma conta Booking.com for Business, você também pode salvar dados de contato nessa conta, administrar reservas de viagens de negócios e vincular outras contas a essa mesma conta Booking.com for Business.


    Para fornecer contas, usamos dados pessoais, como credenciais de login para acessar sua conta e informações sobre a data em que a conta é usada, por exemplo, em conexão com reservas e pagamentos.

  4. Atividades de marketing

    Usamos suas informações para atividades de marketing, incluindo:


    • Para enviar para você mensagens de marketing personalizadas, incluindo promoções, recompensas Genius e outras recompensas, experiências de viagem, pesquisas e outras atualizações sobre os produtos e serviços da Booking.com. Elas podem ser por meio de notificações push, SMS e outros aplicativos de mensagens, notificações no aplicativo ou e-mails. Você sempre tem a opção de cancelar a assinatura de mensagens de marketing. Por exemplo, você pode cancelar o recebimento de comunicações de marketing por e-mail a qualquer momento selecionando o link “Cancelar assinatura” incluído em cada comunicação ou gerenciar suas preferências por meio das configurações da sua conta.

      Para mensagens de marketing personalizadas, também podemos usar sua interação com nossa plataforma, como reservas anteriores e dados comportamentais, incluindo dados coletados por meio de cookies e tecnologias de rastreamento semelhantes.

    • Para mostrar para você marketing personalizado, incluindo promoções, recompensas Genius e outras recompensas, experiências de viagem, pesquisas e outras atualizações sobre os produtos e serviços da Booking.com no site da Booking.com, aplicativos móveis ou em sites e aplicativos de terceiros. Para obter mais informações sobre marketing personalizado, consulte a seção Como usamos inteligência artificial e tomamos decisões automatizadas. Tais comunicações podem apresentar ofertas e recomendações que achamos que sejam do seu interesse e que você pode reservar diretamente em nossa plataforma, em sites operados com um parceiro estratégico ou em outros sites de terceiros.

      Para exibições de marketing personalizadas, também podemos usar sua interação com nossa plataforma, como reservas anteriores e dados comportamentais, incluindo dados coletados por meio de cookies e tecnologias de rastreamento semelhantes.

    • Para entrar em contato com você com informações sobre produtos de seguro que você não incluiu na sua reserva.
    • Para organizar outras atividades promocionais e, com base nas informações já coletadas, podemos convidar você e outros viajantes a participar dessas atividades.

    Para fazer isso, usamos dados pessoais, como suas informações de contato e conta, dados de navegação, dados de localização e preferências, pesquisas e reservas que você faz em diferentes dispositivos.

  5. Comunicação com você

    Pode haver momentos em que entraremos em contato com você, inclusive por e-mail, chatbot, correio, chamada telefônica, notificação push, notificação de plataforma ou SMS. A forma escolhida dependerá das informações de contato que você compartilhou anteriormente.

    Processamos dados pessoais em comunicações que você e outras partes nos enviam. Pode haver uma série de razões para isso, incluindo:


    • Responder e lidar com quaisquer solicitações de suporte feitas por você ou pelo prestador de serviços de viagem com o qual você fez a reserva. Oferecemos aos viajantes e prestadores de serviços de viagem diversas maneiras de trocar informações por meio de nossa plataforma, como solicitações e comentários sobre reservas de viagens feitas via Booking.com.
    • Se você começou a fazer uma reserva de viagem, mas não finalizou a compra, podemos entrar em contato para sugerir que você conclua a reserva. Esse serviço permite que você retome a reserva de onde parou. Assim, você não precisa pesquisar novamente um prestador de serviços de viagem ou preencher seus detalhes da reserva novamente.
    • Quando você usa nossos serviços de viagem, podemos enviar um questionário ou sugerir que você forneça uma avaliação sobre sua experiência conosco ou com o prestador de serviços de viagem.
    • Nós podemos enviar para você outros materiais relacionados às suas reservas de viagem, como informações sobre como entrar em contato conosco caso precise de assistência durante sua viagem e informações que achamos que podem ser úteis para você se preparar para sua viagem e ter a melhor experiência.
    • Mesmo que você não tenha uma reserva futura, ainda assim podemos enviar outras mensagens de cunho administrativo, que podem incluir alertas de segurança.
    • Poderemos enviar para você um alerta ou outro aviso caso um prestador de serviços de viagem relate má conduta sua.

    Para fazer isso, usamos dados pessoais, como seu nome e sobrenome, endereço de e-mail e detalhes da reserva, incluindo identificadores de reserva e locais escolhidos.

  6. Pesquisa de mercado

    Às vezes convidamos nossos clientes a participar de pesquisas de mercado. Confira as informações que acompanham esse tipo de convite para entender quais dados pessoais são coletados e como eles são utilizados.

  7. Melhoria dos nossos serviços

    Usamos dados pessoais sobre viajantes que usam nossa plataforma para fins analíticos, inclusive para analisar a forma como você ou viajantes com interesses semelhantes usam nossa plataforma, medindo nossa performance operacional e melhorando os serviços de viagem. Podemos processar sua ID do usuário para medir o público que visita nossos sites. Podemos usar seus dados pessoais para desenvolver e aprimorar nossos modelos de machine learning e sistemas de inteligência artificial. Esta é uma parte necessária do nosso compromisso contínuo de melhorar nossos serviços e aprimorar a experiência dos nossos viajantes. Para obter mais informações, consulte a seção <0>Como usamos inteligência artificial e tomamos decisões automatizadas<0>.

    Além das estatísticas que geramos regularmente sobre nossos negócios, usamos dados para testar e solucionar problemas de recursos da plataforma. Nosso principal objetivo aqui é obter insights sobre a performance dos nossos serviços e sobre como eles são utilizados. Assim, podemos otimizar e personalizar nosso site e aplicativos móveis, em um esforço para torná-los mais fáceis e melhores de usar. Sempre que possível, tentamos utilizar dados pessoais anonimizados e desidentificados para esse trabalho analítico.

    Para cumprir tal propósito, podemos combinar os dados pessoais que coletamos de você durante visitas diferentes à nossa plataforma ou visitas em dispositivos diferentes ou diferentes sites nossos, mesmo quando você não fizer login.


    Para isso, usamos dados pessoais como:

    • Reservas feitas por viajantes em períodos específicos de tempo ou para produtos específicos
    • As pesquisas que os viajantes fizeram em nossos sites e aplicativos
    • As avaliações que os viajantes compartilharam conosco sobre suas experiências de viagem

    Nosso trabalho recorrente para fins analíticos inclui o uso de soluções que pseudonimizam dados pessoais ou processam dados pessoais em formatos criptografados.

  8. Visualização do preço aplicável a você

    Quando você realiza uma pesquisa em nossos sites ou aplicativos móveis para encontrar, por exemplo, uma acomodação, um carro para alugar ou um voo, o preço que você vê pode depender de diferentes fatores, como se você está no Espaço Econômico Europeu (EEE) ou em outra região ou país fora do EEE.

    Para exibir os preços aplicáveis a você, usamos dados pessoais como seu endereço IP, o tipo de dispositivo que você está usando e de qual site você veio.

  9. Avaliações de clientes e outras informações relacionadas ao destino

    Durante e após sua viagem, poderemos convidar você ou nosso companheiro de viagem a enviar uma avaliação. No convite, serão solicitadas informações sobre o prestador de serviços de viagem, incluindo o provedor de transporte terrestre, ou o destino.

    As avaliações nos ajudam a informar outros viajantes sobre a qualidade do serviço de viagem que você usou, o destino que você escolheu, o transporte terrestre ou quaisquer outras experiências que você queira compartilhar sem revelar sua identidade. As avaliações enviadas pelos viajantes estão sujeitas aos nossos Termos de Serviço e à moderação automatizada e de outros conteúdos para verificar se as avaliações estão em conformidade com nossas Normas e diretrizes de conteúdo.

    Se você tiver uma conta da Booking.com, poderá optar por exibir um nome alternativo ao lado da sua avaliação, em vez do seu primeiro nome.

  10. Monitoramento de ligações

    Quando você faz ligações para nossa equipe de serviço de apoio ao cliente, usamos um sistema automatizado de detecção de número de telefone para associar o número de onde você ligou à reserva que você fez. Isso economiza tempo para você e para nossa equipe de serviço de apoio ao cliente. No entanto, nossa equipe de serviço de apoio ao cliente ainda pode solicitar identificação para garantir que é você quem está ligando para fazer a reserva.

    Quando você liga para nossa equipe de serviço de apoio ao cliente, podemos ter uma ou mais pessoas autorizadas ouvindo ou gravando a chamada para fins de treinamento e controle de qualidade. Esse controle de qualidade inclui o uso das gravações para lidar com possíveis reclamações, ações judiciais e indícios de possíveis tentativas de fraude.

    Não gravamos todas as chamadas feitas para nossa equipe de atendimento ao cliente. Se uma chamada for gravada, ela será mantida por um período limitado (30 dias por padrão). Em seguida, excluímos automaticamente a gravação da chamada, a menos que determinemos antes que será necessário mantê-la para investigação de fraude ou para fins legais.

  11. Promoção de um serviço seguro e confiável e prevenção de fraudes

    Analisamos e usamos continuamente determinados dados pessoais para prevenir e detectar tentativas de fraude on-line e outras atividades ilegais ou indesejadas. Isso é necessário para manter um ambiente confiável em nossa plataforma e também para a segurança de todos os viajantes.

    Utilizamos dados pessoais para fins de proteção e segurança, inclusive quando você relata uma questão de segurança, quando outras pessoas o fazem sobre você ou quando precisamos identificar pessoas em conexão com uma conta de usuário ou reserva. Quando fizermos isso, poderá ser preciso interromper ou colocar determinadas reservas de viagem em espera até concluirmos nossa avaliação. Se tivermos preocupações sobre má conduta grave, poderemos cancelar suas reservas futuras ou recusá-las por meio de nossa plataforma.

    Em caso de preocupações com segurança, podemos processar informações de fontes publicamente disponíveis para prevenir ou detectar danos. Não podemos impedir que algumas dessas informações contenham categorias especiais de dados pessoais.

    Para detectar e prevenir fraudes e limitar outros abusos de nossa plataforma, podemos utilizar seus dados pessoais e analisar seu comportamento em nossa plataforma para avaliar o risco de uma determinada ação ou operação que você está tentando realizar. Por exemplo, isso pode nos ajudar a determinar se um bot está usando nossa plataforma, em vez de um usuário legítimo, ou se um usuário está fazendo um pagamento fraudulento usando um cartão de crédito roubado.


    Para essas finalidades, usamos suas informações de contato, outros identificadores (como endereços IP), detalhes da reserva, incluindo reservas canceladas, avaliações, informações de conta, dados de navegação, dados de localização, dados de comunicação ou outras informações que você ou outra pessoa nos forneceu, incluindo imagens, vídeos ou outras mídias enviadas em nossa plataforma.

    Utilizamos inteligência artificial para analisar a atividade em nossa plataforma em busca de fraudes e detectar quaisquer outras formas de má conduta, conforme descrito na seção Como usamos inteligência artificial e tomamos decisões automatizadas.

  12. Propósitos jurídicos

    Em determinados casos, pode ser preciso reutilizar suas informações para:

    • Lidar com contestações e ações judiciais e buscar soluções para elas
    • Abordar possíveis investigações regulatórias
    • Fazer valer nossos Termos de Serviço sobre reservas
    • Cumprir com solicitações legais de autoridades policiais
    • Cumprir as leis e regulamentos aplicáveis à Booking.com

    Por exemplo, podemos ser obrigados a processar seu histórico de reservas, as informações de uma ou mais reservas e os dados de pagamento associados a elas.

Para processar seus dados pessoais conforme descrito anteriormente, a Booking.com tem respaldo em diversas bases legais em regulamentos de privacidade aplicáveis. Isso é resumido da seguinte forma:

Finalidade do processamento de dados pessoais
Base legal e comentários
A. Reservas de viagem

B. Serviço de apoio ao cliente
Aqui, a Booking.com tem por fundamento a base legal de que o processamento de dados pessoais é necessário para a execução de um contrato envolvendo você, especificamente para finalizar e administrar sua reserva de viagem.

Se os dados pessoais necessários não forem fornecidos, a Booking.com não poderá finalizar a reserva da viagem com o prestador de serviços de viagem, ou fornecer serviço de apoio ao cliente sobre isso.
C. Contas de usuário

D. Atividades de marketing

E. Comunicação com você

F. Pesquisa de mercado

G. Melhoria dos nossos serviços

H. Visualização do preço aplicável a você

I. Avaliações de clientes e outras informações relacionadas ao destino

J. Monitoramento de ligações

K. Promoção de um serviço seguro e confiável e prevenção de fraudes.
Salvo disposição em contrário nesta visão geral, a coleta e o processamento de seus dados pessoais para essas finalidades são baseados nos interesses legítimos da Booking.com ou de terceiros.Antes de processar dados pessoais para atender aos interesses legítimos da Booking.com ou de terceiros, a Booking.com equilibra seus direitos e interesses na proteção de dados pessoais com os direitos e interesses da Booking.com ou de terceiros.

Os interesses legítimos incluem, por exemplo, evitar danos financeiros causados por fraudes on-line, compartilhar as experiências das pessoas com possíveis viajantes e mantê-las informadas sobre ofertas que achamos que podem ser do seu interesse.

No caso improvável de a Booking.com processar categorias especiais de dados pessoais no contexto da finalidade K, confiamos, quando aplicável, no fato de que o processamento se refere a dados pessoais que se tornaram manifestamente públicos pela pessoa física ou outras bases legais que possam ser avaliadas no momento.
L. Propósitos jurídicosA Booking.com também se baseia, onde aplicável, no cumprimento das obrigações legais (como solicitações feitas por autoridades legais).
Categorias para todas as finalidadesPor fim, quando necessário, de acordo com a legislação aplicável, a Booking.com buscará obter seu consentimento antes de processar seus dados pessoais, inclusive para fins de marketing direto ou quando exigido por lei.

Se você deseja se opor ao processamento descrito nos itens C a L e nenhum mecanismo de cancelamento estiver disponível diretamente (por exemplo, nas configurações da sua conta), entre em contato conosco conforme descrito na seção Seus direitos.

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Como compartilhamos dados pessoais na Booking.com

Para facilitar o uso dos serviços da Booking.com, seus dados podem ser compartilhados entre as entidades do grupo Booking.com e as outras empresas da Booking Holdings Inc. descritas na seção Nossa empresa e como cumprimos as leis de privacidade.

Como compartilhamos dados pessoais no grupo Booking Holdings Inc. (BHI)

Podemos receber dados pessoais sobre você de outras empresas do grupo BHI (como Agoda ou OpenTable) ou compartilhar seus dados pessoais com elas para os seguintes propósitos:

  1. Fornecer serviços (incluindo fazer, administrar e gerenciar reservas ou lidar com pagamentos)
  2. Prestar serviço de apoio ao cliente
  3. Para detectar, prevenir e investigar atividades fraudulentas ou outras atividades ilegais e violações de dados — as empresas do grupo BHI podem precisar compartilhar dados pessoais sobre certas pessoas para garantir que todos os usuários da plataforma estejam protegidos, por exemplo, contra tentativas de fraude on-line
  4. Para fins de melhoria do produto e análise quando permitido pela legislação aplicável
  5. Para fornecer ofertas personalizadas ou enviar comunicações de marketing quando permitido
  6. Para hospedagem, suporte técnico, manutenção geral e manutenção de segurança de tais dados compartilhados
  7. Para garantir a conformidade com as leis vigentes

Conforme aplicável e salvo indicação em contrário, para as finalidades A a F, nos baseamos em nossos interesses legítimos para compartilhar e receber dados pessoais. Com relação à finalidade G, nos baseamos, quando aplicável, no cumprimento de obrigações legais (como solicitações legais de aplicação da lei). Também garantimos que os fluxos de dados entre as empresas do grupo BHI estejam em conformidade com a legislação aplicável, incluindo a obtenção do seu consentimento, quando necessário, antes de compartilhar seus dados pessoais com outras empresas do grupo BHI.

Como compartilhamos dados pessoais com terceiros

Em determinadas circunstâncias, compartilharemos seus dados pessoais com terceiros. Esses terceiros incluem:

O prestador de serviços de viagem com o qual você efetuou reserva:

Para concluir sua reserva de viagem, precisamos transferir os detalhes relevantes da reserva para o prestador de serviços de viagem que você escolheu.

Dependendo da reserva da viagem e do prestador de serviços de viagem, os detalhes que compartilhamos podem incluir seu nome, informações de contato e pagamento, os nomes das pessoas que o acompanham e quaisquer outras informações relevantes (como datas de check-in/check-out), incluindo as preferências que você forneceu quando fez sua reserva de viagem.

Em determinados casos, também fornecemos algumas informações resumidas sobre você ao prestador de serviços de viagem. Tais informações podem incluir:

  • Se sua conta foi verificada
  • Se você fez uma reserva com o prestador de serviços de viagem no passado
  • O número de reservas concluídas que você fez conosco
  • A ausência de relatórios à Booking.com sobre má conduta envolvendo você
  • A porcentagem de reservas que você pode ter cancelado no passado em nossa plataforma
  • Se você fez avaliações sobre reservas anteriores

Se você tiver alguma dúvida sobre sua viagem, podemos entrar em contato com o prestador de serviços de viagem para que ele cuide da sua solicitação. A menos que o pagamento seja feito à própria Booking.com durante o processo de reserva, precisamos encaminhar os dados do seu cartão de crédito ao prestador de serviços de viagem que você escolheu para processamento do pagamento.

Para resolver possíveis reclamações ou contestações relacionadas à viagem ou qualquer outro tipo de problema de serviço de apoio ao cliente, podemos fornecer ao prestador de serviços de viagem, conforme necessário, suas informações de contato e outras informações sobre a reserva, reclamação ou contestação. Isso pode incluir, por exemplo, seu endereço de e-mail e uma cópia da confirmação da sua reserva para confirmar que a reserva da viagem foi feita ou para confirmar os motivos do cancelamento.

Os prestadores de serviços de viagem processarão seus dados pessoais fora do controle da Booking.com para se preparar para a chegada e partida de hóspedes, por exemplo. Os prestadores de serviços de viagem também podem solicitar dados pessoais adicionais, por exemplo, para fornecer serviços adicionais e cumprir com requisitos e restrições locais. Caso disponível, leia a política de privacidade do prestador de serviços de viagem para entender como ele processa seus dados pessoais.

Parceiros estratégicos

Trabalhamos com muitos parceiros estratégicos ao redor do mundo. Esses parceiros estratégicos distribuem e divulgam serviços da Booking.com, incluindo os serviços e produtos dos nossos prestadores de serviços de viagem. Dependendo do parceiro estratégico, você pode fazer sua reserva de viagem por meio de:

  • nosso site que é operado em parceria com um parceiro estratégico; ou
  • sites ou aplicativos móveis de parceiros estratégicos.

Quanto aos sites, os parceiros estratégicos receberão determinados dados pessoais relacionados à sua reserva específica e às suas interações nesses sites. Isso é para o interesse legítimo da Booking.com ou de nossos parceiros estratégicos.

Quanto aos aplicativos móveis, determinados dados pessoais que você fornecer, como seu nome e endereço de e-mail, seu endereço, dados de pagamento e outras informações relevantes serão encaminhados a nós para finalizar e gerenciar sua reserva de viagem. Com esses parceiros estratégicos, podemos atuar como controladores conjuntos para o processamento de dados pessoais específicos. Quando atuamos como controladores conjuntos, vamos informar você, inclusive a qual controlador conjunto deverá endereçar sua solicitação específica para exercer direitos. Podemos colaborar com nossos controladores conjuntos para garantir uma resposta adequada à sua solicitação.

Para detecção e prevenção de fraudes, também podemos trocar informações sobre nossos usuários com parceiros estratégicos — mas somente quando estritamente necessário.

Provedores de serviços de conectividade

Muitos prestadores de serviços de viagem contratam empresas específicas (frequentemente chamadas de “provedores de serviços de conectividade”) para automatizar o roteamento de informações de reserva da Booking.com e de outros membros do setor de viagens para eles.

Os provedores de serviços de conectividade atuam em nome dos prestadores de serviços de viagem (e não da Booking.com) e encaminham informações de reserva a eles para que possam gerenciar suas reservas em seus sistemas.

Prestadores de serviços externos

Utilizamos prestadores de serviços para nos dar suporte na prestação de nossos serviços de viagem. Os serviços que essas empresas fornecem incluem:

  • Serviço de apoio ao cliente
  • Pesquisa de mercado/indústria
  • Detecção e prevenção de fraudes (incluindo análise antifraude)
  • Gerenciamento de sinistros de cobertura de seguros
  • Processamento de pagamento
  • Nós utilizamos terceiros para processar pagamentos eletronicamente, cuidar de estornos ou prestar serviços de cobrança de faturas. Os prestadores de serviços de pagamento podem, em alguns casos, usar seus dados pessoais para propósitos deles, como detectar e prevenir tentativas de fraude e cumprir com obrigações legais aplicáveis a eles.
  • Quando um estorno é solicitado para sua reserva de viagem, por você ou pelo titular do cartão de crédito usado para fazer sua reserva, precisamos compartilhar certos dados da reserva com o prestador de serviço de pagamento e a organização de serviços financeiros relevante, para que eles possam cuidar do estorno. Isso pode incluir uma cópia da confirmação da sua reserva ou o endereço IP usado para fazer sua reserva.
  • Também podemos compartilhar informações com instituições financeiras relevantes, se considerarmos estritamente necessário para fins de prevenção de fraudes, por exemplo, para impedir o uso fraudulento de um cartão de crédito roubado.
  • Serviços de marketing
  • Podemos compartilhar alguns dos seus dados pessoais (como identificadores) com parceiros de publicidade, como parte do marketing dos nossos serviços de viagem por meio de terceiros (para garantir que anúncios relevantes sejam exibidos ao público certo).
  • Usamos técnicas como hash de dados pessoais específicos (por exemplo, seu endereço de e-mail ou número de telefone) para permitir a correspondência com dados em um ou mais de seus bancos de dados. Tais técnicas limitam o que a empresa receptora pode fazer com os dados pessoais que compartilhamos seletivamente com ela.
  • Ao compartilhar insights de público com parceiros de publicidade e outros terceiros, garantimos que seus dados pessoais sejam agregados e pseudonimizados, para que os parceiros de publicidade e outras partes não possam identificar você diretamente (por exemplo, por meio do uso de salas limpas de dados verificadas). Esses insights pseudonimizados são usados para desenvolver propostas de mídia e argumentos de venda personalizados para nossos parceiros.
  • Como parte do processo de verificação da conta, podemos compartilhar alguns dados da sua conta (como seu nome, endereço de e-mail, número de telefone, número do passaporte, endereço físico), conta de mídia social vinculada, passaporte ou outros documentos de identificação com terceiros. Um terceiro pode usar um sistema de detecção para verificar se você é uma pessoa real e não um bot. Esse processo é automatizado e os dados não são retidos além do necessário para verificação.
Outros terceiros profissionais

Em alguns casos (como contestações ou ações judiciais ou como parte de atividades de auditoria), pode ser preciso compartilhar seus dados pessoais com representantes de organizações de serviços profissionais. Tais representantes podem incluir consultores jurídicos de escritórios de advocacia, bem como auditores. Nós somente compartilhamos seus dados pessoais na medida em que for necessário e em conformidade com obrigações contratuais e outras aplicáveis a eles.

Autoridades competentes

Seguimos protocolos específicos quando agências de segurança pública e outros órgãos governamentais solicitam que divulguemos dados pessoais sobre um ou mais viajantes em conexão com uma possível questão criminal. Também podemos divulgar dados pessoais a agências de segurança pública em conexão com possíveis casos de fraude.

Seguimos protocolos semelhantes caso, por exemplo, as leis locais e da UE também exijam que compartilhemos dados pessoais com uma autoridade competente, como uma autoridade fiscal. Poderemos ser obrigados a divulgar dados pessoais para:

  • Estar em conformidade com uma obrigação legal, por exemplo, ao abrigo das leis aplicáveis ao aluguel de curta duração
  • Proteger e defender nossos direitos ou os direitos e interesses de nossos parceiros de negócios.
Outros parceiros de negócios

Podemos compartilhar dados pessoais em outras circunstâncias com outros parceiros de negócios. Eles incluem:

  • Seguradoras — Caso ocorra um aviso de sinistro que envolva você e um prestador de serviços de viagem, podemos fornecer os dados necessários (incluindo dados pessoais) para a seguradora e seu representante nomeado para processamento.
  • Outros prestadores de serviços de viagem — Podemos apresentar a você uma “Tarifa de empresa parceira”. Quando você fizer uma reserva para uma acomodação marcada como “Tarifa de empresa parceira”, sua reserva será facilitada por um prestador de serviços de viagem separado da acomodação que você estiver reservando. Como parte do processo de reserva, nós precisaremos compartilhar alguns dados pessoais relevantes com esse prestador de serviços de viagem. Se você fizer uma reserva de uma ‘Tarifa de empresa parceira’, confira as informações fornecidas no processo de reserva ou consulte a confirmação da sua reserva para obter mais informações sobre o prestador de serviços de viagem e como seus dados pessoais serão processados por eles.
Proteções para transferências internacionais de dados pessoais

A Booking.com é uma empresa que conecta viajantes e parceiros ao redor do mundo. Os dados que coletamos de você, conforme descrito nesta política de privacidade, podem ser acessíveis de países que não tenham as mesmas leis de proteção de dados que as do país no qual você forneceu as informações inicialmente, ou podem ser transferidos para tais países ou neles armazenados. Em todo caso, aplicamos proteções apropriadas para garantir que as transferências internacionais de dados pessoais estejam em conformidade com a lei aplicável e buscamos garantir que seus dados continuem recebendo um nível comparável de proteção.

Em especial, se você estiver no Espaço Econômico Europeu (EEE) e seus dados pessoais forem transferidos para prestadores de serviços externos em países não considerados adequados pela Comissão Europeia (CE), estabeleceremos e implementaremos medidas contratuais, organizacionais e técnicas apropriadas com essas empresas. Isso é feito usando Cláusulas Contratuais Padrão aprovadas pela CE analisando os países para os quais os dados podem ser transferidos e impondo medidas técnicas e organizacionais específicas.

Em alguns casos, transferimos seus dados para fora do EEE porque é necessário concluir ou executar o contrato que temos com você. Por exemplo, se você fizer uma reserva de viagem envolvendo um prestador de serviços de viagem ou parceiro estratégico que opera fora do EEE, é provável que seja necessário transferir dados sobre sua reserva específica para fora do EEE.

Para transferências de seus dados pessoais para fora do Reino Unido (UK), aplicamos os mecanismos equivalentes e as proteções apropriadas para o Reino Unido.

Para transferências dentro de entidades do grupo Booking.com, implementamos Regras Corporativas Vinculativas (BCRs) como uma proteção adicional para ajudar a garantir que seus dados permaneçam adequadamente protegidos quando transferidos para fora do EEE. Você pode encontrar informações sobre nossos BCRs aqui.

Você pode nos solicitar mais informações sobre as proteções implementadas por nós entrando em contato conosco conforme descrito na seção Seus direitos.

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Informações sobre mercados, produtos e serviços específicos

Dependendo do tipo de produto ou serviço que você usa e de outros fatores, como o local onde você mora, poderemos fornecer informações adicionais que complementem ou até mesmo substituam as informações em outras partes desta política. Leia as seguintes seções, que se aplicam a você, para ter uma visão completa.

Transporte terrestre

Se você usar nossos serviços de transporte terrestre, as informações nesta seção se aplicarão a você. Ela complementa ou substitui as informações em outras partes desta política de privacidade.

Além do que listamos na seção Dados pessoais que você nos fornece, para uma reserva de aluguel de carro, também podemos solicitar seu endereço residencial, endereço de faturamento, número de telefone, data e local de nascimento, informações sobre passaporte e habilitação de motorista, identificação emitida pelo governo (quando exigido por lei) e os nomes de quaisquer condutores adicionais. Para uma reserva de transporte público ou privado, podemos solicitar o endereço de início e término da corrida (se você reservar uma corrida, como um carro ou um transfer do aeroporto). Também poderemos solicitar sua data de nascimento (ou faixa etária para algumas passagens para transporte público, por exemplo, bilhetes para crianças ou idosos) e os nomes de quaisquer passageiros adicionais.

Além do que está descrito na seção Dados pessoais que recebemos de outras fontes, locadoras de veículos e empresas de transporte público ou privado também podem compartilhar informações sobre você conosco. Isso pode acontecer se você precisar de suporte ou tiver dúvidas sobre uma reserva pendente, ou se surgirem contestações ou outros problemas envolvendo uma reserva.

Além do que está descrito na seção Como compartilhamos dados pessoais com terceiros, se a locadora de veículos que você selecionar em nossa plataforma participar do nosso programa de pré-cadastro, as informações que compartilhamos também poderão incluir seu endereço de e-mail, endereço residencial, número de telefone, data e local de nascimento, informações de passaporte e carteira de habilitação, caso você tenha fornecido essas informações. Fornecer mais informações de pré-cadastro permitirá que você tenha uma melhor experiência no momento da retirada. Entretanto, esses dados são opcionais e você poderá retirar o carro mesmo se não tiver nos fornecido qualquer informação de pré-cadastro.

Por favor, observe que, às vezes, por orientação do provedor de transporte terrestre, será necessário compartilhar seus dados pessoais com partes relacionadas ao prestador de transporte terrestre para finalizar e administrar sua reserva. Essas partes podem incluir outras entidades do grupo de empresas do prestador de serviço ou prestadores de serviços, motoristas ou frotas finais que estão lidando com os dados em nome do prestador.

As locadoras de carros também podem solicitar dados pessoais adicionais, por exemplo, para fornecer serviços adicionais ou para estar em conformidade com restrições locais. Esteja ciente de que todas as informações fornecidas diretamente à(s) empresa(s) que fornece(m) seu carro e/ou produtos relacionados serão armazenadas e usadas de acordo com sua(s) própria(s) política(s) de privacidade e termos e condições.

As locadoras de carros também podem solicitar dados pessoais adicionais, por exemplo, para fornecer serviços adicionais ou para estar em conformidade com restrições locais. Esteja ciente de que todas as informações fornecidas diretamente à(s) empresa(s) que fornece(m) seu carro e/ou produtos relacionados serão armazenadas e usadas de acordo com sua(s) própria(s) política(s) de privacidade e termos e condições.

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Seguro

Se você adquirir um produto de seguro ao usar nossa plataforma, as informações nesta seção se aplicarão a você. Ela complementa ou substitui as informações em outras partes desta política de privacidade. Se você mora nos EUA e adquire um produto de seguro, nossa seção sobre seguros nos EUA se aplica a você.

A oferta de seguro pode envolver várias partes, tais como intermediários, seguradores e outros agentes. Caso a Booking.com Distribution B.V. esteja envolvida, ela atuará como intermediária e agente autorizada ou representante nomeada (dependendo da jurisdição) em nome da seguradora, por meio da oferta de produtos e serviços de seguro para os clientes da Booking.com.

Leia as informações fornecidas durante o processo de reserva para obter mais informações sobre nós e as partes que trabalham conosco para oferecer a você esses produtos e serviços. As informações da seguradora estarão visíveis na apólice de seguro e na documentação relacionada fornecida a você.

Ao oferecer seguro, pode ser necessário que utilizemos e compartilhemos dados pessoais relevantes para o produto de seguro. Esses dados dizem respeito a você como um titular da apólice potencial ou real, os beneficiários de uma apólice, familiares, solicitantes e outras partes envolvidas em um sinistro:

  • Para fornecer ofertas, providenciar cobertura de seguro e lidar com sinistros, alguns dados pessoais fornecidos a nós durante o processo de reserva (“Dados Gerais do Pedido”) podem ter que ser compartilhados com outras entidades da Booking.com. Também podemos solicitar que você forneça informações adicionais, tais como nomes de familiares ou outros beneficiários ou informações sobre um sinistro (‘Dados Específicos de Seguro’).
  • Se você fizer uma reclamação no âmbito de uma apólice de seguro, essa reclamação pode ser tratada diretamente pela seguradora. Isso significa que pode ser solicitado que você forneça dados pessoais a fim de apresentar a solicitação diretamente a ela. A seguradora informará você devidamente no momento da coleta de suas informações. Quando sua solicitação for tratada pela seguradora, poderemos receber informações sobre o status de sua solicitação a fim de fornecer serviços de apoio ao cliente.

Para obter mais informações sobre o relacionamento entre a Booking.com e a Booking.com Distribution B.V., e para exercer seus direitos em relação aos dados pessoais coletados por meio da plataforma da Booking.com, entre em contato conosco conforme descrito na seção Seus direitos.

As gravações de chamadas relacionadas a seguros podem ser mantidas por até 12 meses para cumprir com disposições específicas de leis e regulamentos relacionados a seguros. Se você adquirir um produto de seguro por telefone, poderemos verificar e confirmar sua compra de seguro em caso de contestações.

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Seguro dos EUA

Se você mora nos EUA e adquire um produto de seguro ao usar nossa plataforma, as informações nesta seção se aplicarão a você. Ela complementa ou substitui as informações relevantes em outras partes desta política de privacidade. Se você não mora nos EUA e adquire um produto de seguro, essa seção sobre seguros se aplica a você.

Quando nos referimos a dados pessoais nesta seção da política de privacidade, isso significa o mesmo que informações pessoais segundo a lei da Califórnia e informações pessoais não públicas segundo, por exemplo, a Lei Gramm-Leach-Bliley.

Normalmente coletamos dados pessoais como parte do fornecimento de produtos de seguro. Nós, em conjunto com nossa seguradora contratada, somos individualmente responsáveis por determinar como seus dados pessoais serão tratados para nossos respectivos processos de negócios. Logo, caso você divulgue dados pessoais para nós em relação à compra de um produto de seguro, recomendamos que você também confira a política de privacidade da seguradora para entender como seus dados pessoais serão tratados por ela.

  1. Partes responsáveis

    As pessoas jurídicas da Booking.com responsáveis pela oferta de opções de produtos de seguro na nossa plataforma e pelo processamento associado dos seus dados pessoais são a Booking.com B.V. e a Booking.com Distribution Insurance Solutions, LLC (“BDIS”).

    A Booking.com Distribution B.V. (“BDBV”) é a empresa gestora designada da BDIS. Os detalhes da seguradora estarão visíveis na apólice do seguro e na documentação fornecida a você no ato da compra do seguro na nossa plataforma.

    Os produtos de seguro comprados por você são distribuídos pela BDIS. A BDIS é uma sociedade de responsabilidade limitada de Delaware cadastrada para conduzir negócios em todos os estados, assim como no Distrito da Columbia; e é uma produtora de seguros devidamente autorizada em todos os estados e no Distrito da Columbia. A BDIS possui licença de residência em Connecticut, com sede em Connecticut em 800 Connecticut Ave, Norwalk, CT 06854. O número de licença de produtor residente de Connecticut da BDIS é 3002601274.

    Se a BDIS é a distribuidora, oferecendo produtos e serviços de seguro da seguradora aos clientes da Booking.com que moram nos EUA, ela age como controladora para qualquer processamento de dados pessoais que realize fora dos sistemas da Booking.com B.V. A Booking.com B.V. age como controladora para quaisquer dados pessoais que coleta na nossa plataforma para fins de seguro.

  2. Dados pessoais que coletamos

    Além do que listamos na seção Dados pessoais que você nos fornece, para oferecer seguro a você, também podemos coletar:

    • Dados individuais: nome, endereço (e comprovante de residência), outros dados de contato, gênero, estado civil, detalhes familiares, data e local de nascimento, informações profissionais ou relacionadas a trabalho (por exemplo, dados de empregador e de viagens a trabalho, nome do cargo e histórico de emprego), relação com o titular da apólice, segurado, beneficiário ou requerente, imagens, informações visuais (por exemplo, quaisquer fotos que você enviar na sua conta);
    • Dados de identificação única: números de identificação expedidos por órgãos ou agências governamentais (por exemplo, número de previdência social ou número de seguro nacional, número de passaporte, número de identidade, número de identificação fiscal, número da carteira de habilitação);
    • Informações financeiras: número e informações do cartão de pagamento, números da conta bancária e detalhes da conta, renda e outras informações financeiras;
    • Risco segurado: informações sobre o risco segurado, que contêm dados pessoais e pode incluir, somente no que for relevante ao risco que está sendo segurado:
      • Dados de saúde: condições médicas físicas ou mentais atuais ou passadas, estado de saúde, informações sobre lesões ou necessidades especiais, procedimentos médicos realizados, hábitos pessoais relevantes (por exemplo, fumo ou consumo de álcool), informações sobre prescrição de medicamentos, histórico médico;
      • Dados sobre ficha criminal: condenações penais, incluindo infrações de trânsito; e
      • Outras categorias especiais de dados pessoais: origem racial ou étnica, dados biométricos (por exemplo, de um passaporte ou de um documento de identidade utilizado para identificar o detentor do passaporte ou do documento);
    • Informações de apólices: informações sobre as cotações que você receber e as apólices que você obtiver;
    • Dados de crédito e antifraude: histórico de crédito e avaliação de crédito, informações sobre condenações por fraude, alegações de crimes e detalhes de sanções recebidas de várias bases de dados antifraude e de sanções, agências reguladoras e de aplicação da lei;
    • Acionamentos anteriores: informações sobre acionamentos de seguro anteriores, que podem incluir dados de saúde, dados de ficha criminal e outras categorias especiais de dados pessoais (conforme descrito na definição de Risco segurado);
    • Acionamentos atuais: informações sobre acionamentos de seguro atuais, que podem incluir dados de saúde, dados de ficha criminal e outras categorias especiais de dados pessoais (conforme descrito na definição de risco segurado);
    • Dados de marketing: se a pessoa física consentiu ou não com o recebimento de marketing nosso e/ou de terceiros e/ou suas preferências de marketing; e
    • Uso de site e de comunicação: tais como informações de atividade de Internet e outras redes eletrônicas, informações de computador, dispositivo e conexão (por exemplo, endereço de IP, tipo de navegador, nome do domínio, sistema operacional, identificador de dispositivo único), detalhes de suas visitas a nossos sites ou aplicativos e informações coletadas por meio de cookies e outras tecnologias de rastreamento, incluindo dados de tráfego, dados de localização, registros da web e outros dados de comunicação, e os recursos que você acessa.
    • Informações de verificação de antecedentes: tais como a inclusão em uma lista de sanções ou uma lista pública de desqualificação de diretores, a existência de atos criminais anteriores ou acusações, ou a confirmação da ausência de antecedentes criminais, e informações relacionadas a pessoas politicamente expostas (“PEPs”).
    • Inferências (ex.: análise de dados e preferências)
    • Comentários, feedback ou outras informações fornecidas para nós: tais como interações em redes sociais ou a presença nas nossas redes sociais, comentários fornecidos em formulários e pesquisas de feedback e questões ou informações enviadas para nossos serviços de suporte.
  3. Destinatários dos seus dados pessoais

    Podemos compartilhar determinados elementos dos seus dados pessoais com terceiros, o que pode ser considerado uma venda de dados pessoais pelas leis de privacidade estaduais dos EUA. Isso pode incluir informações relacionadas a inferências e análises. Também podemos compartilhar seus dados pessoais com prestadores de serviço que nos auxiliem com a entrega de mensagens de marketing ou anúncios.

    Além das informações fornecidas nas seções “Como compartilhamos dados pessoais…”, podemos compartilhar seus dados pessoais com as seguintes categorias de destinatários quando necessário para oferecer, administrar e gerenciar os produtos e serviços de seguro fornecidos para você:

    • Participantes no mercado de seguradoras: caso necessário para oferecer, administrar e gerenciar os produtos e serviços de seguro fornecidos para você, como seguradoras e subscritores de seguros, resseguradoras, agentes, corretores, produtores e reguladores de sinistros. O subscritor de seguros é a seguradora que subscreve sua declaração de seguro e que está mencionada no documento da apólice.
    • Agências de verificação e gerenciamento de riscos: tais como agências de referência de crédito, histórico criminal, prevenção contra fraudes, validação de dados, entre outras agências de consultoria profissional, caso necessário para prevenir e detectar fraudes no setor de seguros e tomar medidas para avaliar o risco em relação a apólices e serviços de seguro potenciais ou existentes;
    • Consultores jurídicos, reguladores de sinistros e investigadores de sinistros: caso necessário para investigar, julgar ou defender reivindicações legais, acionamentos de seguro ou outras reivindicações similares;
    • Profissionais da área médica: por exemplo, quando você fornece informações de saúde em conjunto com um acionamento da sua apólice de seguro;
    • Órgãos de aplicação da lei: caso necessário para facilitar a prevenção ou detecção de um crime ou a apreensão ou a repressão dos infratores;
    • Autoridades públicas, órgãos regulatórios e governamentais: caso necessário para o cumprimento de nossos deveres legais e regulatórios;
    • Fornecedores terceirizados: caso externalizemos nossas operações de processamento para fornecedores que processem dados pessoais em nosso nome. Essas operações de processamento permanecerão sob nosso controle e serão realizadas de acordo com nossos padrões de segurança e instruções rigorosas;
    • Sucessores de negócios: caso ocorra a venda, aquisição ou fusão da Booking.com ou dos produtos e serviços de seguro a uma outra organização, total ou parcialmente. Caso dados pessoais sejam compartilhados nessas circunstâncias, continuarão a ser utilizados de acordo com esta política de privacidade;
  4. Como os seus dados pessoais são processados e utilizados para serviços e produtos de seguro

    Ao oferecer seguros, a BDIS pode precisar usar e compartilhar dados pessoais que sejam relevantes para subscrição e venda do produto de seguro. Essa lista de informações diz respeito a você como um titular da apólice potencial ou real, e aos beneficiários de uma apólice, familiares, solicitantes e outras partes envolvidas em uma solicitação.

    Para realizar a transação de seguros, fornecer ofertas, providenciar cobertura e tratar de sinistros (quando relevante), os dados pessoais que você fornece para nós durante o processo de reserva são compartilhados com a BDIS, potencialmente com outras partes mantidas pela Booking.com, administradores de sinistros terceirizados, e a seguradora que fornece a apólice. Isso pode incluir qualquer um dos detalhes da seção 2 e detalhes da viagem. Podem ser solicitadas informações adicionais para fornecer a cobertura e os serviços de seguro e para a expedição de uma apólice e/ou tratar de um sinistro, incluindo nomes de familiares, informações e registros médicos, e/ou outras informações de beneficiários, assim como outras informações necessárias para conduzir ou realizar suporte a investigações de um sinistro (“Dados Específicos de Seguro”).

    Se você realizar uma solicitação no âmbito de uma apólice de seguro, essa solicitação pode ser tratada diretamente pela BDIS, pela seguradora ou por um administrador terceirizado. Isso significa que pode ser solicitado que você forneça dados pessoais a fim de apresentar a solicitação diretamente à reguladora de sinistros. A seguradora informará você devidamente no momento da coleta de suas informações. Quando sua solicitação for tratada pela seguradora, a BDIS e/ou a BDBV poderá receber informações sobre o status de sua solicitação a fim de fornecer serviços de apoio ao cliente.

    Além das finalidades descritas em Finalidades da coleta e do processamento dos seus dados pessoais, usamos as informações que coletamos sobre você em conexão com os produtos e serviços de seguros para:

    • Oferecer, administrar e gerenciar produtos e serviços de seguro fornecidos a você, incluindo o fornecimento de cotações iniciais e de renovações e informações de atendimento ao cliente;
    • Realizar conferências de diligência prévia, identidade, referência de crédito, falência, sanções, validação de dados, antilavagem de dinheiro, “Conheça seu Cliente” e outras aceitações de negócios, agências de verificação e controle de risco;
    • Aplicar as regras de elegibilidade específicas de produto da seguradora para permitir que sejam avaliados os riscos relacionados à sua apólice de seguro potencial ou existente;
    • Processar pagamentos, incluindo seus pagamentos para prêmios de seguro e quaisquer ajustes;
    • Dar suporte ou assistência para que a seguradora administre, investigue e resolva solicitações ou reclamações em relação às apólices e/ou aos serviços fornecidos;
    • Facilitar a prevenção, detecção e investigação de crimes e a apreensão ou a repressão dos infratores;
    • Fazer valer nossos acordos, localizar devedores e recuperar quaisquer débitos pendentes em conexão com os produtos e serviços de seguro fornecidos;
    • Cumprir com os deveres legais e regulatórios, resolver contestações e monitorar a conformidade com eles;
    • Dar suporte e/ou assistência às seguradoras para que sejam executadas análises para fins de modelagem e tendências de risco;
    • Conduzir pesquisas de mercado e registrar suas opiniões sobre os produtos e serviços de seguro para desenvolver e aprimorar nossos produtos e serviços de modo geral;
    • Realizar pesquisas, auditorias, relatórios e para outros fins de operações de negócios, incluindo a determinação da efetividade de nossas campanhas promocionais e a avaliação de nossa performance de negócios; e
    • Realizar avaliações comparativas, modelagem, pesquisas de mercado e análises de dados associados com o desenvolvimento de processos, produtos e serviços novos e existentes.
  5. O impacto de deixar de fornecer informações

    Você deve fornecer quaisquer dados pessoais que solicitemos razoavelmente (de forma aceitável para nós) para cumprir com nossas obrigações no que se refere aos produtos e serviços de seguro que fornecemos para você, incluindo quaisquer obrigações legais e regulatórias. Caso as informações que você fornecer estejam incompletas e/ou imprecisas, podemos ficar impossibilitados de oferecer os produtos e/ou serviços de seguro para você e/ou poderemos encerrar os serviços fornecidos com efeito imediato. Isso ocorrerá pois poderemos ser obrigados a fazer isso de acordo com as leis federais e estaduais aplicáveis, regras e regulamentos de todos os estados.

  6. Para residentes da Califórnia – Legislação da Califórnia

    Prestador de serviço

    Podemos atuar como prestadores de serviços sob a Lei de Proteção ao Consumidor da Califórnia (CCPA). Isso significa que podemos coletar e usar as Informações Pessoais em nome de outra empresa (por exemplo, quando a BDIS fornece produtos e serviços de seguro para seguradoras e produtores terceirizados). Quando suas Informações Pessoais são processadas por nós agindo como prestadora de serviços, a política de privacidade dessa outra empresa explicará as práticas de privacidade dela. Note que em alguns casos, a BDIS e outras empresas ou unidades de negócio da Booking.com podem estar agindo como uma prestadora de serviços para outros membros da Booking.com, e, nesses casos, esta seção da política de privacidade se aplicará. Caso você faça uma solicitação a nós para exercer seus direitos se atuarmos como prestadora de serviços sob a CCPA, poderemos precisar informar sua solicitação para a empresa relevante.

    Informações Pessoais não cobertas por esta seção da Califórnia da Política de Privacidade

    A seguir são estabelecidas algumas categorias de Informações Pessoais que não se sujeitam à CCPA e, portanto, não são cobertas por esta seção da Política. Note que outras seções da Política podem ainda ser aplicadas em acréscimo a outras políticas de privacidade que podemos publicar abordando nossa relação específica com você, incluindo políticas de privacidade enviadas para pessoas físicas.

    • Informações de saúde ou médicas que coletamos e que são sujeitas à Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Seguro de Saúde de 1996 (“HIPAA”), a Lei de Confidencialidade de Informações Médicas da Califórnia ou a Lei de Tecnologia de Informações de Saúde para Saúde Econômica e Clínica. Para esse tipo de dados, uma política de privacidade separada da HIPAA é fornecida para certas pessoas físicas consumidoras conforme exigido sob as leis, regras e regulamentos aplicáveis.
    • As informações que coletamos em conjunto com a emissão de produtos e serviços financeiros para você que serão usados principalmente para seus propósitos pessoais, familiares ou domésticos e que estão sujeitos à Lei Gramm-Leach-Bliley (“GLBA”) ou à Lei de Privacidade de Informações Financeiras da Califórnia. Por exemplo, quando lidamos com uma solicitação para você como pessoa física. Note que essa exclusão pode não se aplicar a todas as suas Informações Pessoais, incluindo informações pessoais coletadas antes de você se tornar um cliente.
    • As informações que coletamos e fornecemos para uso que estão sujeitas à Lei de Informações de Crédito Justas.
    • As informações que coletamos como um registro de automóvel e que estão sujeitas à Lei de Proteção da Privacidade do Condutor de 1994.
    • Informações disponíveis publicamente de registros governamentais e informações que tenhamos motivos razoáveis para crer que são disponibilizadas legalmente para o público geral por você ou por mídia amplamente distribuída, ou por uma pessoa a quem você divulgou a informação e não a restringiu para um público específico.
    • Informações desidentificadas ou agregadas.

    Categorias de Informações Pessoais coletadas e divulgadas

    A seguir são descritas as categorias das Informações Pessoais que podemos coletar sobre você: Note que nossa coleta, uso e divulgação de Informações Pessoais sobre você variam dependendo das circunstâncias e da natureza de nossas interações ou da nossa relação com você.

    Dependendo de como você utiliza nossos produtos e serviços de seguro, nós, a seguradora ou a empresa administradora de sinistros terceirizada podemos coletar (ou você pode fornecer) as seguintes categorias de Informações Pessoais:

    • Identificadores, tais como nome real, pseudônimos, nome do cargo, endereço, endereço de e-mail, data de nascimento, número da apólice, informações salariais, número de previdência social, número da carteira de habilitação, outros identificadores governamentais, número do cartão de crédito e identificação fiscal.
    • Identificadores on-line, tais como identificadores pessoais únicos, identificações de dispositivos, identificadores de publicidade, endereços de IP e dados de cookies.
    • Registros de cliente ou solicitante, tais como registros físicos ou eletrônicos de clientes ou solicitantes contendo Informações Pessoais, assim como informações fornecidas por um agente/corretor de seguros ou uma resseguradora para fins de subscrição e informações incluídas em uma lista de solicitações, tais como nome, assinatura, características ou descrição física, endereço, número de telefone, escolaridade, emprego atual, histórico de empregos, número de previdência social, número de passaporte, número da carteira de habilitação ou número de cartão de identificação estadual, número da apólice de seguro, número da conta bancária, número de cartão de pagamento, gênero, altura, peso, informações médicas (incluindo relatórios e contas médicas), informações do seguro de saúde, detalhes sobre o endereço residencial, disposições de planos de seguro e viagem, registros de bens móveis, produtos ou serviços comprados ou adquiridos.
    • Informações financeiras, tais como o número da sua conta bancária ou do cartão de crédito e outros detalhes de pagamento.
    • Características de classificações protegidas sob a legislação da Califórnia, tais como idade (40 anos ou mais), etnia, ancestralidade nacional, origem nacional, cidadania, religião ou credo, estado civil, gravidez, condição médica, incapacidades físicas ou mentais, sexo, orientação sexual e situação de veterano ou militar.
    • Dados de uso, tais como informações de Internet ou outras informações de atividade de rede eletrônica a respeito da interação de um residente da Califórnia com portais, sites da Internet, aplicativos e publicidades, incluindo, sem limitação, histórico de navegação, dados de sequência de cliques, histórico de pesquisas e conteúdo de postagens públicas.
    • Informações biométricas, tais como características biológicas ou comportamentais individuais, incluindo a medição de características físicas como altura, peso e pressão sanguínea, dados de sono, saúde ou exercícios que contenham informações identificadoras.
    • Informações de educação, tais como registros educacionais relacionados diretamente a um estudante mantidos por uma instituição educacional ou uma parte que aja em nome dela, como notas, históricos escolares, listas de aulas, cronogramas de estudantes, códigos de identificação de estudantes e registros disciplinares de estudantes.
    • Dados de geolocalização, tais como movimentações ou local físico.
    • Dados de áudio, vídeo e outros dados eletrônicos, tais como informações de áudio, incluindo registros de chamadas, vídeos e fotografias, reuniões e seminários on-line gravados, e filmagens de circuito fechado para a segurança de nossos escritórios e instalações.
    • Informações profissionais e relacionadas a emprego, tais como histórico de empregos, registro de qualificações, licenças e registro disciplinar.
    • Inferências e preferências, tais como inferências derivadas de quaisquer informações descritas nesta seção sobre um consumidor, incluindo inferências que representem as preferências, características, comportamento e habilidades do consumidor.
    • Informações Pessoais confidenciais, tais como número de previdência social, número da carteira de habilitação, origem racial ou étnica, crenças religiosas ou filosóficas, condição médica, e deficiências físicas ou mentais.

    Fontes de Informações Pessoais

    De modo geral, coletamos Informações Pessoais das seguintes categorias de fontes:

    • Diretamente de você e automaticamente;
    • Nossas afiliadas, empresas irmãs e subsidiárias;
    • Segurados corporativos; e
    • Nossos fornecedores e prestadores de serviços(por exemplo, administradores terceirizados).

    Finalidades da coleta e divulgação de Informações Pessoais

    Além das finalidades descritas em <0>Finalidades da coleta e do processamento dos seus dados pessoais<0>, coletamos e processamos as informações pessoais que coletamos para os seguintes fins empresariais ou comerciais:

    • Inferências;
    • Encontrar locais solicitados;

    Se desejar mais informações sobre os destinatários de suas informações pessoais, consulte também as seções sobre Como compartilhamos dados pessoais.

    Informações Pessoais confidenciais

    Usamos e revelamos informações pessoais confidenciais permitidas por lei e conforme razoavelmente necessário e proporcional: (i) para realizar nossos serviços solicitados por você; (ii) para ajudar a garantir a segurança e a integridade, inclusive para prevenir, detectar, e investigar incidentes de segurança; (iii) para detectar, prevenir e responder a condutas maliciosas, fraudulentas, enganosas ou ilegais; (iv) para verificar ou manter a qualidade e a segurança de nossos serviços; (v) para o cumprimento de nossas obrigações legais; (vi) para nossos prestadores de serviços que executam serviços em nosso nome; e (vii) para outros fins além da inferência de características sobre você.

    Retenção de Informações Pessoais

    Retemos as Informações Pessoais que coletamos apenas conforme for razoavelmente necessário para os fins descritos nesta política ou conforme for divulgado de outra forma para você no ato da coleta. Por exemplo, reteremos certos identificadores durante o tempo necessário para cumprir com nossas obrigações fiscais, de contabilidade e de manutenção de registros, para administrar certas apólices e coberturas, e para fins de pesquisa, desenvolvimento e segurança, assim como por um período adicional, conforme for necessário para proteção, defesa ou estabelecimento de nossos direitos, defesa contra possíveis solicitações e cumprimento de nossas obrigações legais. Periodicamente, podemos também desidentificar suas Informações Pessoais, retê-las e usá-las para fins empresariais em conformidade com a CCPA.

    Divulgação de Informações Pessoais para terceiros e outros destinatários

    As categorias de Informações Pessoais que podemos ter divulgado para um fim empresarial nos últimos 12 (doze) meses incluem:

    • Identificadores (ex.: seu nome, número da sua conta, endereço de e-mail, endereço IP, identificador pessoal exclusivo)
    • Informações financeiras, médicas ou de plano de saúde (ex: número da sua conta bancária, número do seu cartão de pagamento ou informações médicas – se fornecidas por você ou em seu nome)
    • Características de classificações protegidas pela legislação federal ou da Califórnia (ex: seu gênero, religião ou orientação sexual)
    • Informações comerciais (ex: suas informações de compra ou histórico de compra)
    • Informações sobre suas atividades na internet ou outras redes eletrônicas (ex: informações sobre seu uso do site ou aplicativo)
    • Dados de geolocalização (ex: sua localização física)
    • Informações visuais (ex: quaisquer fotos que você carregar na sua conta)
    • Inferências (ex: análise de dados e preferências)
    • Informações profissionais ou relacionadas ao seu emprego (ex: dados do seu empregador e de viagens de negócios)
    • Informações confidenciais (por exemplo, carteira de habilitação, identificação emitida pelo estado ou número de passaporte, detalhes de login da conta, comunicações entre você e um Prestador de Serviços de Viagem via Booking.com)

    Se desejar mais informações sobre as categorias mencionadas anteriormente, os tipos específicos de informações pessoais que coletamos ou as finalidades para as quais as coletamos, consulte também as seções sobre Dados pessoais que coletamos e processamos e Finalidades da coleta e do processamento dos seus dados pessoais.

    As categorias de terceiros e outros destinatários aos quais podemos ter divulgado informações pessoais para fins empresariais podem incluir:

    • Agentes e corretores;
    • Seguradoras;
    • Resseguradoras;

    Podemos “compartilhar” as seguintes categorias de Informações Pessoais: identificadores on-line e dados de uso. Divulgamos essas informações a redes de publicidade terceirizadas, prestadores de serviços de análise e redes sociais para fins de marketing e publicidade.

  7. Seus direitos

    Se você mora nos EUA (exceto Califórnia) e gostaria de entender e exercer seus direitos, consulte nossa seção sobre os EUA (exceto Califórnia).

    Para entender e exercer seus direitos sob a lei da Califórnia, consulte nossa seção sobre a Califórnia.

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EUA (exceto Califórnia)

Se você mora nos EUA (exceto na Califórnia), as informações nesta seção se aplicam a você. Ela complementa ou substitui as informações em outras partes desta política de privacidade.

Além das categorias de dados pessoais que podemos coletar sobre você listadas na seção Dados pessoais que coletamos e processamos, gostaríamos de informar a você que as outras categorias incluem:

  • Dados de geolocalização (ex.: sua localização física)
  • Inferências (ex.: análise de dados e preferências)
  • Dados confidenciais (status de cidadania ou imigração, dados que revelem raça, origem étnica, crenças religiosas, orientação sexual ou diagnósticos de saúde mental ou física) que você fornecer

Podemos compartilhar determinados elementos dos seus dados pessoais com terceiros, o que pode ser considerado uma venda de dados pessoais pelas leis de privacidade estaduais dos EUA. Essa venda de dados pessoais pode incluir informações relacionadas a inferências.

Cartão de crédito Genius Reward Visa Signature®

Se você solicitar um cartão de crédito Genius Reward Visa Signature® (“cartão”), compartilharemos certos dados pessoais com a Imprint Payments, Inc. com a finalidade de fornecer a você créditos de viagem, conforme definido nos termos e condições que você receber ao solicitar o cartão (“termos do cartão”). A Imprint Payments, Inc, como destinatária dos seus dados pessoais, gerencia nosso programa de cartão de crédito de marca compartilhada e atua como controladora independente.

Para fins de premiação de recompensas neste programa, compartilharemos com a Imprint Payments, Inc.:

  • Informações relacionadas a todas as reservas de viagens feitas usando seu cartão ou cartões adicionais associados na Booking.com;
  • Informações relacionadas a todas as reservas de viagens feitas por você durante a conexão à sua conta Booking.com, independentemente da forma de pagamento utilizada.

A solicitação deste cartão é voluntária e está sujeita à aprovação de acordo com os termos do cartão. Se você exercer seu direito de exclusão da sua conta Booking.com, seus direitos como titular do cartão não serão afetados. No entanto, você não poderá receber recompensas neste programa. Você pode deixar o programa, conforme descrito nos termos do cartão.

Você pode escolher como seus dados pessoais serão usados por nós, conforme descrito na seção Seus direitos, e outros direitos como segue:

Direito
Descrição
Optar por não ter seus dados vendidosVocê pode nos pedir para não vender seus dados pessoais a terceiros.
Optar por não receber publicidade direcionadaVocê pode nos pedir para não usar seus dados pessoais para fins de publicidade direcionada.
Optar por não participar da criação de perfilVocê pode nos pedir para não usar seus dados pessoais para fins de criação de perfil, o que pode ter um efeito legal ou outro impacto significativo sobre você.

Se você for pai, responsável legal ou agente autorizado de um consumidor e desejar exercer direitos em nome de um consumidor, entre em contato conosco conforme descrito na seção Seus direitos. Podemos precisar verificar sua identidade e autorização antes de concluir a solicitação.

Ao exercer seus direitos, verificamos sua identidade conferindo se o nome e o endereço de e-mail fornecidos por você na solicitação correspondem aos dados que você forneceu ao usar nossos serviços e outros dados de verificação. Você pode autorizar outra pessoa física a exercer direitos de recusa em seu nome. Se recebermos tal solicitação, enviaremos um e-mail para confirmar que você autorizou o solicitante a agir por você.

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Como protegemos dados pessoais

Combinamos pessoas, processos e tecnologia para proteger seus dados pessoais e respeitar sua privacidade.

Isso inclui, entre outras coisas, que nós:

  • Mantemos uma estrutura completa de políticas, procedimentos e protocolos de segurança
  • Empregamos pessoal dedicado à segurança cibernética e à proteção de dados
  • Mantemos a equipe alerta sobre os riscos de segurança por meio de treinamento contínuo de segurança e atividades de conscientização
  • Utilizamos tecnologias de segurança atualizadas, como criptografia e prevenção de vazamento de dados, para ajudar na proteção contra divulgação ou destruição não autorizada de dados
  • Mantemos inventários para fornecer supervisão sobre processos, sistemas e ativos de dados
  • Utilizamos vários sistemas para prevenção/detecção de fraudes e monitoramento contínuo do sistema, inclusive para fins de segurança
  • Utilizamos o gerenciamento de identidade e acesso e outras restrições de acesso lógico e físico para garantir que apenas pessoal autorizado possa acessar dados pessoais
  • Mantemos e testamos protocolos para responder a relatórios sobre possíveis incidentes e violações de dados
  • Verificamos e aprimoramos nossos sistemas, procedimentos e protocolos de segurança de forma recorrente
  • Impomos medidas equivalentes a terceiros que nomearmos

Usamos práticas de retenção para armazenar e, sempre que possível, segundo a lei aplicável, descartar dados pessoais. Geralmente, mantemos seus dados pessoais pelo tempo que for necessário para:

  • Permitir que você use nossos serviços ou para fornecer nossos serviços a você
  • Prevenir e detectar tentativas de fraude on-line e/ou outras atividades ilegais
  • Cumprir obrigações legais, como as das leis contábeis e fiscais
  • Encontrar soluções para quaisquer contestações e ações judiciais
Como você pode proteger ainda mais seus dados pessoais na Booking.com

Embora não seja obrigatório para o uso da plataforma Booking.com, recomendamos que você:

  1. Crie uma conta quando disponível em nossa plataforma. Ao usar uma conta, você pode proteger o acesso aos seus dados, como seu histórico de reservas e sua Wallet, por exemplo, com uma senha forte e autenticação de 2 fatores.
  2. Use senhas exclusivas para cada serviço on-line, inclusive para sua conta Booking.com. Se você reutilizar combinações de nome de usuário e senha em diversos serviços disponíveis e um desses serviços sofrer um vazamento de dados, agentes mal-intencionados normalmente tentam usar as mesmas combinações para obter acesso às suas contas de usuário em outros serviços on-line. Quando detectamos tais ataques maliciosos que impactam viajantes, tomamos medidas preventivas rapidamente, como bloquear contas em risco e alertar os titulares das contas.
  3. Leia (e siga as orientações de) artigos que podemos disponibilizar a você sobre prevenção de fraudes on-line e proteção de dados. Tentativas de fraude on-line geralmente envolvem engenharia social e esquemas de “phishing”. Por exemplo, os fraudadores fingem ser uma acomodação específica e pedem um pagamento ao viajante quando isso não é necessário. Você deve entrar em contato com o Serviço de Apoio ao Cliente se suspeitar que houve uma tentativa de fraude em conexão com sua reserva.

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Como utilizamos cookies e outras tecnologias de rastreamento

Sempre que você utiliza nossos serviços, incluindo nossos aplicativos móveis, podemos usar cookies e outras tecnologias de rastreamento, que chamamos coletivamente de “cookies”. Esta seção fornece informações sobre como usamos cookies.

O que são cookies?

Um cookie de navegador de Internet é um pequeno arquivo de texto colocado por um site nos dados que um navegador armazena automaticamente no seu computador ou dispositivo móvel. Ele permite que o software armazene informações sobre o conteúdo que você visualiza e com o qual interage, por exemplo, para:

  • Lembrar suas preferências, configurações e reservas que você pode não ter concluído

  • Analisar como você usa os nossos serviços

Também usamos outros tipos de cookies. Por exemplo, nossos sites, mensagens de e-mail e aplicativos móveis podem conter pequenos arquivos de imagem transparentes ou linhas de código que registram como você interage com eles.

Para que servem os cookies?

Os cookies que usamos podem ser divididos em três categorias de finalidade: cookies funcionais, cookies analíticos e cookies de marketing.

Cookies funcionaisUsamos cookies funcionais para permitir que nossos sites e aplicativos móveis funcionem corretamente, para que você possa criar uma conta, fazer login e gerenciar reservas. Eles também lembram a moeda selecionada, o idioma e pesquisas anteriores. Esses cookies técnicos devem ser habilitados para usar nosso site e serviços.
Cookies analíticosNós e nossos parceiros usamos cookies analíticos para obter informações sobre o uso do seu site e aplicativo móvel, que são usadas para entender como visitantes usam nossa plataforma e para melhorar a performance do nosso site e serviços.
Cookies de marketingNós e nossos parceiros usamos cookies de marketing, inclusive cookies de redes sociais, para coletar informações sobre seu comportamento de navegação que ajudam a nós e a nossos parceiros a decidir quais produtos mostrar a você dentro e fora de nosso site, para exibir e enviar conteúdo e anúncios personalizados em nossa plataforma, em outros sites e por meio de mensagens push e e-mail. O conteúdo personalizado é baseado na suas atividades de navegação e nos serviços que você reservou. Esses cookies também permitem que você compartilhe ou curta páginas em redes sociais.

Trabalhamos com empresas selecionadas para coletar e processar dados. Às vezes, podemos compartilhar informações (como seu endereço de e-mail ou número de telefone) com alguns desses terceiros para que eles possam vincular essas informações a outros dados coletados separadamente (e normalmente de forma independente da Booking.com). Isso nos ajuda a interagir com públicos específicos ou a veicular anúncios segmentados.

Quais são suas opções?

Quando necessário, oferecemos a você a opção de recusar cookies analíticos e de marketing. A maioria dos navegadores também permitirá que você escolha quais cookies aceitar e quais rejeitar. Consulte a função de ajuda do seu navegador para saber mais. Observe que se você optar por bloquear determinados cookies funcionais, talvez não consiga usar ou se beneficiar de alguns recursos dos nossos serviços.

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Como utilizamos a inteligência artificial e tomamos decisões automatizadas

Estamos sempre buscando oportunidades para inovar e melhorar a experiência dos usuários usando novas tecnologias, como sistemas de inteligência artificial (IA). Atualmente, usamos a IA para os propósitos a seguir:

Promoção de um serviço seguro e confiável e prevenção de fraudesOs sistemas de IA de machine learning monitoram nossas plataformas em busca de tentativas de fraude, reclamações e possíveis condutas indevidas de viajantes ou prestadores de serviços de viagem em um ritmo muito mais rápido e com maior precisão do que apenas o monitoramento manual. Os sistemas de IA examinam transações e conteúdo (incluindo conteúdo enviado por usuários, por exemplo, imagens) em nossa plataforma em busca de indicadores de risco. Operações e conteúdos identificados como indicativos de maior risco de fraude são sinalizados para análise humana e podem ser ocultados ou removidos da plataforma.
Exibição para você dos conteúdos mais relevantesUsamos sistemas de IA adicionais para melhorar a experiência dos usuários e a personalização em nossa plataforma. Isso inclui o uso de IA para prever a categoria de produtos ideal/mais relevante para você e chamar sua atenção para as melhores opções. Isso pode incluir o envio de informações sobre uma viagem que acreditamos ser do seu interesse, a exibição de ofertas personalizadas de viagens complementares em nosso site e o ranking dos resultados de pesquisa para colocar os melhores resultados no topo do seu feed.

Nossa página Como trabalhamos contém mais informações sobre nossos sistemas de recomendação, inclusive sobre como você pode gerenciar suas preferências de personalização.
AI Trip Planner e bate-papos interativosPodemos usar IA para desenvolver e oferecer bate-papos interativos (como o AI Trip Planner da Booking.com), que permitem que você faça perguntas sobre uma viagem ou serviço e receba respostas relevantes geradas por IA ou sugestões de itinerários. O AI Trip Planner usará todos os dados pessoais que você compartilhar com ele e seu histórico de pesquisa e reserva em nossa plataforma para fazer recomendações personalizadas para você.
Resumo de chamadasAlém do nosso processo normal de gravação de chamadas, podemos usar IA para transcrever e resumir chamadas para melhorar a eficiência e a velocidade do nosso atendimento ao cliente para ajudar você com dúvidas sobre sua reserva. Quaisquer dados pessoais que você compartilhar conosco durante uma chamada, incluindo os detalhes da sua reserva, podem ser incluídos no resumo de IA.
Assistência de Voz InteligenteDependendo da sua localização, quando você nos ligar, poderemos usar IA para lhe oferecer uma opção chamada Assistência de Voz Inteligente para ajudar com sua dúvida. Esse serviço permite que você faça perguntas sobre sua reserva a um agente com tecnologia de IA, que pode fornecer respostas e ações relevantes para ajudar você com certas ações relacionadas à sua reserva. Esse agente com tecnologia de IA usará todos os dados pessoais que você compartilhar com ele e os detalhes da sua reserva em nossa plataforma e com determinados terceiros confiáveis que usamos para fornecer a solução.
Melhoria dos nossos serviçosUtilizamos IA para melhorar os serviços de viagem de acordo com as informações incluídas na seção Finalidades da coleta e do processamento dos seus dados pessoais. Isso inclui a identificação de tendências, o monitoramento das operações da plataforma, a solução de problemas em nossos sites e aplicativos, bem como a busca por performance e eficiência de custos.

Os dados pessoais podem ser usados para desenvolver, treinar e ajustar sistemas de IA, como modelos de IA generativos. Esses modelos permitem usar linguagem natural para fazer perguntas sobre uma viagem ou serviço e receber sugestões de itinerário ou respostas relevantes geradas por IA. Por sua vez, os sistemas de IA serão treinados, ajustados e utilizados para melhorar a eficácia das outras finalidades definidas nesta política de privacidade, incluindo sistemas de IA destinados a manter a confiabilidade da nossa plataforma.

Também usamos os dados pessoais que você nos fornece em chats interativos para desenvolver, treinar e ajustar sistemas de IA para melhorar nossas capacidades de detecção e supressão de dados pessoais. Isso melhora nossos serviços, nos ajudando a limitar o uso de seus dados pessoais ao estritamente necessário e evitando o armazenamento de quaisquer dados pessoais confidenciais que você possa nos fornecer inadvertidamente.

Temos uma base legal para usar sistemas de IA de acordo com as leis de proteção de dados. A base legal da utilização da IA seguirá normalmente o propósito geral do tratamento estabelecido na seção Finalidades da coleta e do processamento dos seus dados pessoais:

  • Além de prevenir e detectar tentativas de fraude, podemos ter um interesse legítimo em desenvolver sistemas de IA para reduzir nossos custos, melhorar a eficiência e a qualidade do nosso processamento, aprimorar nossas tecnologias de aprimoramento de privacidade e fornecer melhores produtos para nossos clientes. Consideramos se seus direitos e liberdades não estão sendo indevidamente violados pelo processamento de seus dados pessoais e somente procedemos quando esse interesse legítimo não for anulado por seus direitos.

  • Em outros casos em que possamos usar a IA, buscaremos seu consentimento quando necessário.

Avaliamos nossos sistemas de IA em relação aos princípios de proteção de dados, como minimização, precisão e limitação de propósito. Tomamos medidas para evitar danos e preconceitos decorrentes do uso de IA, por exemplo:

  • Pseudonimização de dados pessoais

  • Desenvolver os nossos próprios sistemas para reduzir o compartilhamento de dados com terceiros

  • Reavaliar o nosso uso de sistemas de IA para garantir que os riscos continuam a ser adequadamente mitigados

Consulte a seção Como protegemos seus dados pessoais para obter mais informações sobre as proteções que implementamos, que também se aplicarão aos dados pessoais que processamos para treinar ou usar IA.

Atualmente, não usamos nenhum sistema exclusivamente automatizado, incluindo aqueles que usam IA, para tomar decisões sobre você que possam gerar um efeito legal ou similarmente significativo sobre você. Informaremos você se isso mudar e garantiremos a implementação de medidas adequadas para proteger seus direitos e liberdades.

Em alguns casos, podemos concluir a tomada de decisão sem revisão humana, mas somente depois de avaliarmos que a decisão não resultaria em um efeito significativo sobre você.

Nos casos que podem ter um efeito significativo sobre uma pessoa física, por exemplo, monitoramento de tentativas de fraude, nossos sistemas podem informar e contribuir para uma decisão, mas tais decisões terão participação humana. Um membro da nossa equipe analisará um possível problema que um sistema possa identificar e tomará uma decisão informada.

Se você quiser obter mais informações sobre nosso uso de sistemas de IA ou quiser se opor ao uso de seus dados pessoais no contexto de IA, entre em contato conosco conforme descrito na seção Seus direitos.

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Como processamos dados pessoais de menores

Nossos serviços não são destinados a pessoas menores de 18 anos. Não coletamos intencionalmente dados pessoais sobre pessoas abaixo dessa idade (chamadas coletivamente de “menores”), a menos que esses dados sejam fornecidos por (e com o consentimento de) um dos pais ou responsável. As circunstâncias limitadas em que podemos precisar coletar dados pessoais de menores de pais ou responsáveis incluem:

  1. Como parte de uma reserva

  2. A compra de outros serviços relacionados com viagens

  3. Em outras circunstâncias excepcionais (como recursos dirigidos a famílias).

Se tomarmos conhecimento (por exemplo, por meio de uma solicitação de Suporte ao Cliente) de que processamos dados pessoais de menores sem o consentimento válido de seus pais ou responsáveis, nós os excluiremos.

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Seus direitos

Queremos que você tenha o controle sobre como usamos seus dados pessoais. Você pode fazer isso das seguintes formas:

Direito
Descrição
AcessoVocê pode nos pedir uma cópia dos dados pessoais que mantemos sobre você.
CorreçãoVocê pode nos informar a qualquer momento sobre alterações em seus dados pessoais e nos pedir para corrigir determinados dados pessoais que temos sobre você.Você pode fazer algumas dessas alterações diretamente quando tiver uma conta. Confiamos em você para garantir que suas informações pessoais estejam completas, corretas e atualizadas.
RemoçãoVocê pode nos pedir para apagar os dados pessoais que temos sobre você quando, por exemplo, eles não forem mais necessários ou quando tivermos solicitado seu consentimento e você posteriormente o retirar.
RestriçãoEm determinadas situações, você pode nos pedir para bloquear ou restringir o processamento dos dados pessoais que mantemos sobre você e se opor a formas específicas de uso dos seus dados pessoais.
PortabilidadeEm determinadas situações, você também pode nos solicitar para fornecer dados pessoais específicos que você nos forneceu, para possível transmissão a terceiros.
Retirada do consentimentoQuando coletamos e processamos seus dados pessoais com base em seu consentimento, você pode retirá-lo a qualquer momento, observada a lei aplicável.
ObjeçãoNos lugares onde processamos seus dados pessoais com base em interesses legítimos ou públicos, você tem o direito de se opor ao uso dos seus dados pessoais a qualquer momento, de acordo com a lei vigente.

Oferecemos diversas maneiras para você exercer seus direitos ou levantar dúvidas e preocupações sobre seus dados pessoais na Booking.com:

Diretamente da sua contaSe você tiver uma conta, poderá acessar muitos dos seus dados pessoais por meio de nossos sites ou aplicativos móveis. Geralmente, você encontrará a opção de adicionar, atualizar ou remover as informações que temos sobre você nas configurações da sua conta.
Através do nosso formulário de Solicitação pelo Titular dos DadosSe você não puder executar uma ação por meio de nossos sites ou aplicativos móveis (por exemplo, porque certos dados pessoais que temos sobre você não estão acessíveis on-line), você pode facilmente enviar sua solicitação para nós por meio deste Formulário de Solicitação pelo Titular dos Dados.
Por e-mailSe você não puder executar uma ação diretamente de sua conta ou usando nosso formulário de Solicitação pelo Titular dos Dados (por exemplo, porque uma determinada opção não está disponível), você pode exercer os direitos do titular dos dados mencionados nesta política entrando em contato com nossa equipe de privacidade (que inclui nossa Autoridade de Proteção de Dados) pelo endereço de e-mail fornecido na seção <0>Nossa empresa e como cumprimos as leis de privacidade<0>. Você pode entrar em contato conosco da mesma forma para quaisquer outras solicitações ou dúvidas relacionadas a esta política de privacidade ou se tiver uma reclamação ou preocupação envolvendo o processamento dos seus dados pessoais. Recomendamos que você inclua seu país de residência ao entrar em contato conosco por este canal para nos ajudar a responder melhor à sua solicitação.
Por correioSe você preferir exercer seus direitos de titular de dados por correio, envie a solicitação para nossa equipe de privacidade usando o endereço postal fornecido na seção Nossa empresa e como cumprimos as leis de privacidade. Por padrão, responderemos a essas solicitações eletronicamente.

Para proteger suas informações pessoais, podemos precisar verificar sua identidade antes de concluir sua solicitação. Faremos isso por meio de perguntas sobre suas reservas anteriores conosco. Responderemos à sua solicitação sem demora injustificada.

Se você não estiver satisfeito com nossa resposta à sua solicitação ou tiver outras preocupações sobre seus dados pessoais, você também pode entrar em contato com sua autoridade supervisora de proteção de dados.

Se você tiver dúvidas sobre reservas, entre em contato com nossa equipe do Serviço de Apoio ao Cliente na nossa página de contato do serviço de apoio ao cliente.

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Nossa empresa e como cumprimos as leis de privacidade

As entidades relevantes para este aviso incluem:

Nome da entidade
Endereço postal
Informações de contato do e-mail de privacidade
Comentários
Booking.com B.V.Oosterdokskade 163, 1011 DL, Amsterdã, Países Baixos.dataprotectionoffice@booking.comOpera a plataforma e é o controlador do processamento de dados pessoais conforme descrito nesta política de privacidade, salvo quando explicitamente declarado de outra forma. É o representante da UE para a Booking.com Transport Ltd. (BTL).
Booking.com Distribution B.V. (BDBV)Oosterdokskade 163, 1011 DL, Amsterdã, Países Baixos.dataprotectionoffice@booking.comUma empresa irmã da Booking.com B.V.A Booking.com B.V. e a BDBV trabalham em conjunto para oferecer aos clientes diferentes produtos e serviços de seguros para reservas de viagens — por exemplo, seguro de cancelamento de quarto. Quando a BDBV atua como intermediária de produtos e serviços de seguros por meio da Booking.com B.V., as duas empresas são conjuntamente responsáveis pela coleta de dados específicos de seguros e sua transmissão da Booking.com B.V. para a BDBV. No entanto, a BDBV atua como a única controladora de qualquer processamento fora dos sistemas da Booking.com B.V.
Booking.com Transport Ltd. (BTL)The Goods Yard Building, 6 Goods Yard Street, Manchester, M3 3BG, Reino Unido.dataprotectionofficer@rentalcars.comUma empresa irmã da Booking.com B.V.A BTL opera como Rentalcars.com. É a controladora de todos os serviços de transporte terrestre.

As informações de contato listados também são os meios para entrar em contato com a Autoridade de Proteção de Dados da Booking.com.

A Booking.com está sujeita a uma série de leis e regulamentos, inclusive aqueles relacionados a proteção de dados pessoais e sua aplicação por meio de autoridades de supervisão de proteção de dados e outras. Entre outras coisas, a Booking.com está sujeita à supervisão da Autoridade de Supervisão Neerlandesa (a “Autoriteit Persoonsgegevens” (AP)) sediada nos Países Baixos, bem como do Information Commissioner's Office (ICO) no Reino Unido.

A Booking.com pode ser contatada por agências de segurança pública que buscam obter dados pessoais específicos, por exemplo, em conexão com as investigações criminais delas ou relatos recebidos sobre pessoas desaparecidas. Da mesma forma, outras agências e autoridades podem entrar em contato com a Booking.com com solicitações de informações recorrentes ou pontuais, relacionadas a leis sobre aluguel de curta duração ou leis de proteção ao consumidor, por exemplo. Representantes devidamente autorizados de agências e outras autoridades devem enviar tais solicitações somente por meio de nossos processos de Resposta Policial e usando o portal que disponibilizamos para esses fins.

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